Se você procurar o termo “escalabilidade” no dicionário, provavelmente não o encontrará. Essa palavra é uma adaptação da língua inglesa, que designa a capacidade de expansão de um sistema sem perda do seu desempenho.
E por ser bastante utilizada em áreas técnicas do setor da informática, ela tornou-se um neologismo no português. Nos últimos anos, certamente esse termo esteve presente nos seus resultados de busca, estando diretamente relacionado aos benefícios da nuvem.
Neste texto explicaremos melhor do que se trata a escalabilidade, além de mostrar como ela deixa a nuvem ainda mais atrativa para as empresas. Continue conosco e veja como esse benefício pode alavancar seu negócio!
Escalabilidade em nuvem é a característica de um sistema que indica sua habilidade de manipular uma porção crescente de trabalhode fora uniforme, ou seja, a capacidade de trabalho de infraestrutura de atender uma demanda crescente de uso de dados em nuvem.
Teoricamente, podemos definir escalabilidade como a característica de um sistema que indica sua habilidade de manipular uma porção crescente de trabalho de forma uniforme, ou seja, a capacidade da infraestrutura de atender a uma demanda crescente de uso.
Mas, como supri-la?
Simplesmente otimizando recursos de infraestrutura, visando obter o máximo de desempenho das máquinas. Qualquer empresa, independentemente de seu porte, deve se preocupar com essa questão.
Já pensou na possibilidade de sua empresa não ter eficácia e rapidez para lidar com o crescimento? Isso resulta na perda de grandes oportunidades de negócios devido às condições alteradas.
Por isso, na hora de construir sua infraestrutura de TI, pense na escalabilidade não como um recurso adicional, mas como uma necessidade. Ter sistemas virtualizados e trabalhar com modelos de nuvem certamente atenderão à crescente necessidade de armazenamento de sua empresa, fazendo com que ela ganhe vantagens competitivas.
Como a nuvem pretende deixar tudo mais fácil de se utilizar, há ainda a possibilidade de utilizar auto scaling. Esse é um recurso que possibilita que o tamanho de seus serviços em cloud aumentem ou diminuam automaticamente, baseado em situações predefinidas.
Por fim, precisamos passar pelas duas formas de escalabilidade, sendo elas:
Para Mike Small, membro da Associação de Controle e Auditoria de Sistemas da Informação (ISACA), a escalabilidade é o maior benefício da computação em nuvem. Segundo ele, as empresas conseguem reduzir custos, além de terem acesso às mais recentes tecnologias.
Mas para que seus dados sejam migrados com sucesso para a nuvem, é necessário estabelecer um bom nível de governança, principalmente para prevenir brechas na segurança e gerenciar identidades e acessos.
Os principais fatores de preocupação, e que geralmente conduzem as organizações de TI a adotarem as iniciativas de monitoramento, são as exigências legais ou contratuais severas relacionadas ao armazenamento e segurança de dados. E acompanhado ao modelo virtualizado, sempre deve vir a segurança para garantir a segurança de informações importantes.
Saiba mais sobre a segurança de dados e LGPD ouvindo o episódio #5 do Sky.Cast, o podcast da Sky.One!
Assim, se você contar com um trabalho profissional na nuvem, que ajuda a aproveitar o recurso com toda a segurança necessária, você terá as vantagens a seguir:
Antes, o gerenciamento da infraestrutura de TI apresentava um controle centralizado e físico das instalações computacionais. Mas com o surgimento da nuvem, a TI passa a sofrer modificações para poder atender à crescente demanda do mercado corporativo.
A gerência dessa estrutura escalável também enfrenta desafios para redefinir um modelo para sua monitoração em ambiente híbrido, tanto na parte de TI tradicional como na parte virtualizada e em nuvem.
Com as mudanças climáticas ocorrendo no planeta, ambientalistas falam bastante em consumo consciente de recursos naturais. Já no campo da tecnologia, o uso inteligente da estrutura de TI é um dos principais focos.
Hoje, a escalabilidade proporciona o conceito de crescimento elástico virtual, e não físico do Data Center. Com isso, a empresa pode aumentar a sua capacidade e desempenho sem sofrer com inatividades ou fazer atualizações caras, além de usufruir da economia de espaço, consolidação de equipamentos e redução do consumo de recursos energéticos.
Sendo um dos destaques da nuvem, a escalabilidade é um ponto-chave para o sucesso desse recurso. As possibilidades que seu negócio encontra em cloud vão ainda além da gestão e economia, que por si só já são primordiais.
Veja a seguir mais dois benefícios nesse sentido:
No trabalho, dificilmente teremos uma demanda constante durante todo o tempo, principalmente se você estiver inserido no comércio. A escalabilidade permite que sua capacidade se modifique para dar conta das necessidades momentâneas, como, por exemplo, aumentar o espaço da nuvem em datas comemorativas e feriados.
Há, ainda, um ganho na performance dos seus sistemas, que podem ter mais capacidade e processamento mais rápido. Seja dividindo sua carga de trabalho em várias máquinas virtuais (horizontal) ou melhorando uma única (vertical), suas aplicações terão um desempenho melhor com a escalabilidade.
A escalabilidade pode ser uma grande aliada de sua empresa, mas é preciso saber quando e como ela deve ser realizada. Para isso – assim como para o uso geral da nuvem – contar com uma empresa parceira é a melhor forma de garantir o máximo de produtividade.
Com a Auto.Sky você pode aproveitar o melhor da nuvem, indo da migração de seus recursos até a gestão deles em cloud. Contando com nosso serviço, você terá:
A Auto.Sky conta com 3 serviços diferentes:
Para saber mais sobre a escalabilidade, nuvem ou nossas soluções, que tal conversar com um de nossos especialistas?
Teste a plataforma ou agende uma conversa com nossos especialistas para entender como a Skyone pode acelerar sua estratégia digital.